Veja como a alimentação influencia a qualidade do sono

veja como melhorar a qualidade do sono

Sabia que uma boa noite de sono está relacionada com o tipo de alimentação que você tem? Sim, dependendo do que come durante o dia, ou antes de dormir, a qualidade do seu sono pode mudar, inclusive provocando insônia.

O sono é importantíssimo para o descanso do nosso corpo e mente. Se você não anda dormindo bem à noite, pode ter sua atenção e concentração comprometidas. Mas, se você tem uma noite de sono tranquila e relaxante, pode perceber que acordará bem mais disposto e seu rendimento será melhor. Além disso, é durante o sono que produzimos os hormônios responsáveis pelo ganho de massa magra e regulação do apetite, portanto, a qualidade do sono tem tudo a ver com a boa forma.

Dormir com fome não é nem um pouco legal, pois você não irá relaxar e poderá sentir desconforto. A mesma coisa acontece quando comemos demais antes de dormir, já que o processo de digestão do corpo pode gerar insônia.

Existe um aminoácido, o triptofano, que é essencial para o organismo e é um ‘’provocador’’ natural do sono. Isso porque ele atua na produção de seretonina, neurotransmissor responsável pelo relaxamento, que é um bom indutor de sono, pois é transformado em melatonina, o hormônio do sono. Alguns alimentos também podem aumentar os níveis de GABA, outro neurotransmissor que induz o relaxamento.



O que comer antes de dormir?

O essencial é consumir alimentos leves, que sejam fontes de triptofano ou possam estimular de alguma forma a produção de seretonina (sendo fonte de vitamina B6, por exemplo). Não é à toa que quando estamos sem sono ou ansiosos, falam que é bom tomar uma xícara de leite quentinho, pois contém o aminoácido do sono. E se for adicionada uma colher de mel, o carboidrato facilita a entrada do triptofano no cérebro, o que ajuda a dormir como um bebê. Mas não adianta se entupir de carboidrato, hein? Como o excesso pode prejudicar o sono, uma refeição leve é essencial.

Veja alguns alimentos para insônia que ajudam a dormir melhor:

Aveia, arroz integral e castanhas: a aveia é uma ótima fonte de triptofano e auxilia na produção da seretonina e de melatonina. Então, é ótima para comer antes de dormir. Uma dica é fazer um mingau de aveia e capotar!

Banana: é fonte de magnésio, triptofano e vitaminas do complexo B, que auxiliam na produção de seretonina, além de contribuir para melhorar a qualidade do sono.

Maracujá: essa fruta contém substâncias que acalmam o sistema nervoso. O chá de maracujá é mais potente do que o suco.

Chá de camomila e melissa: também contêm substâncias que dão aquela acalmada e proporcionam relaxamento.

Suco de uva integral: contém fitomelatonina, ajuda a combater a insônia e a dormir melhor.

Canela: essa especiaria ajuda a abrir os canais de GABA e induz ao relaxamento. Adicione no chá ou na banana assada e durma como um anjo!



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