Veja os benefícios da vitamina D

vitamina d

Provavelmente você já ouviu falar da vitamina D, aquela que é produzida a partir da exposição da pele aos raios solares. Mas, você realmente sabe para que serve e quais são seus benefícios? Descubra tudo isso aqui.



Benefícios da vitamina D

Auxilia na saúde do coração: a vitamina D participa de diversos processos no corpo, como auxílio no relaxamento de vasos sanguíneos e controle das contrações do músculo cardíaco, que servem para bombear o sangue para o resto do corpo.
Importante para a saúde óssea: auxilia na fixação do cálcio no osso, que também é responsável pelo fortalecimento dos dentes.
Essencial durante a gestação: em níveis adequados no corpo da mãe, a vitamina D diminui o risco de aborto nos primeiros meses. Além disso, é essencial para o desenvolvimento do cérebro do neném.
Diminui o risco de diabetes: a vitamina ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, por isso é necessária para diminuir o risco de desenvolvimento de diabete tipo 2.
Evita infecções: auxilia no funcionamento do sistema imunológico, deixando a saúde mais forte.

A deficiência de vitamina D

A falta de vitamina D pode causar malefícios à saúde, como hipertensão, diabete, osteoporose e até obesidade. Para evitar esses problemas, é necessário tomar de 15 a 20 minutos de sol por dia para que a vitamina seja produzida no organismo.
Caso seja necessário, existem suplementos, na forma de gotas, cápsulas e comprimidos, que ajudam a evitar essa carência e podem auxiliar no tratamento de algumas doenças.  Mas é preciso consultar um médico para saber a dosagem exata, já que em excesso a vitamina D pode causar problemas renais.

Alimentos ricos em vitamina D

Alguns alimentos também são fontes de vitamina D, como:
• Salmão
• Sardinha
• Cogumelos
• Gema do ovo
Não existem frutas que contém vitamina D

Se interessou e quer saber quais produtos são fontes dessa vitamina? Clique aqui e descubra!



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.