Vitamina A para cabelo

Vitamina A para o cabelo

A vitamina A está amplamente presente nos alimentos de origem vegetal, e também naqueles de origem animal. Ela exerce diversas funções no organismo, entre as quais está a manutenção da saúde da pele e cabelos. Muitas vezes o crescimento reduzido, aspecto opaco e queda excessiva dos fios está relacionada ao consumo insuficiente de vitamina A, que é um nutriente com importante ação nas células capilares, promovendo maior hidratação, redução das pontas duplas e crescimento adequado.

Conheça os benefícios da vitamina para o cabelo, além de formas de utilização e outras dicas para saúde adequada do seu cabelo.

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Benefícios da vitamina A para cabelo

Um dos benefícios da vitamina está relacionada a sua capacidade de restaurar a hidratação dos fios, ela forma um filme que reveste as camadas dos fios capilares permitindo desta forma que ocorra uma maior retenção da umidade.

Devido sua ação antioxidante, a vitamina A combate o envelhecimento precoce das madeixas, promovendo um aspecto mais saudável aos cabelos e colaborando para o seu crescimento.

A vitamina A promove inúmeros benefícios aos cabelos, alguns deles são:

  • Maior hidratação dos fios
  • Auxilia no crescimento adequado
  • Reduz o ressecamento e a opacidade
  • Combate o envelhecimento precoce dos fios e sua consequente queda
  • Reduz as pontas duplas
  • Melhora o aspecto do fio

Cosméticos com vitamina A

Existem opções de ampolas de vitamina A que podem ser adicionadas aos shampoos e cremes de tratamento capilar, essas versões irão promover algum benefício, porém de maneira menos efetiva, devendo ser utilizados por mais tempo para obter todos os benefícios.

Especialistas indicam que o consumo de vitamina A obtido através dos alimentos fontes, como os alimentos de coloração laranja, como cenoura e abóbora, além de leite integral e fígado (sempre que possível, orgânico), possui maior biodisponibilidade, ou seja, é melhor aproveitada pelo organismo e por isso tem sua ação potencializada.

Suplementos com vitamina A para cabelo

Também é possível encontrar suplementos alimentares que contém vitamina A isolada ou associada a outros nutrientes como o ácido pantotênico, ou vitamina B5, e a biotina, por exemplo, com a finalidade de manter o cabelos, unhas e pele saudáveis. 

É importante frisar que o uso de suplementos deve ser acompanhado por um profissional, seja médico ou nutricionista, que poderá determinar a quantidade ideal para cada pessoa, priorizando sua individualidade e necessidade.

Cronograma capilar com vitamina A

Para entender como a vitamina A pode ajudar na nutrição dos seus fios é preciso conhecer seu tipo de cabelo e algumas outras dicas.

Tipos de cabelo

Ao contrário do que pensamos, os cabelos não são divididos apenas em liso, cacheado e crespo, eles podem ter subtipos, dependendo da ondulação do fio, se é oleoso ou seco e até o tamanho do fio.

Confira abaixo em qual tipo seu cabelo se encaixa:

tipos de cabeloLiso

Liso 1A: Não apresenta nenhum tipo de ondulação, sua estrutura é fina, considerado um cabelo oleoso e sem volume.

Ondulado

Ondulado 2A: Apresenta levíssima ondulação, sua estrutura é fina e não é um cabelo volumoso.

Ondulado 2B: Onda com formato de “S”, possui um caimento despojado, seu fio é de grossura mediana e apresenta tendência ao frizz.

Ondulado 2C: Cabelo encaracolado, apresenta cachinhos abertos, costuma ser oleoso na raiz e seco nas pontas.

Cacheado

Cacheado 3A: Bem parecido com o cabelo 2ª, com acabamento de cacho aberto.

Cacheado 3B: Possui definição e volume com cachos definidos. Costuma ser mais ressecado.

Cacheado 3C: Cachos fechados e um pouco ressecados, porém, seu volume.

Crespo

Crespo 4A: Similar com o cabelo 3C com um diferencial, seu cachos apresentam volume, sendo também um cabelo opaco.

Crespo 4B: Apresentam forma zique-zaque, com opacidade e ressecamento, sendo assim, um fio bastante frágil.

Crespo 4C: não possui definição, com um lindo volume, é um cabelo delicado que precisa de cuidados quanto a hidratação.

Crescimento saudável para os fios

Algumas mudanças de cuidados com os fios podem auxiliar no crescimento como: 

  • Massagear o couro cabeludo para estimular a circulação
  • Evite usar bonés e toucas em excesso, eles podem prejudicar o crescimento dos fios
  • Use produtos adequados para seu tipo de cabelo
  • Utilize óleo de rícino que estimulam o crescimento capilar
  • Aproveite a ação da vitamina A para manter a hidratação

Dicas para montar o seu cronograma capilar:

1º passo: Identifique a necessidade do seu tipo de cabelo

Compreenda as necessidades do seu cabelo. Se ele é seco, oleoso, fios mais finos ou grossos, com ou sem brilho, tudo isso pode variar como você irá seguir para os próximos passos.

2º passo: Fases e ativos principais

Hidratação: etapa que ajuda repor a água e nutrientes para os fios. Ideal para cabelos ressecados, sem movimento e ásperos. 

O que utilizar: esse é um ótimo momento para acrescentar a vitamina A aos produtos. Dê preferência à substâncias tais como: 

  • Extrato de frutas e vegetais (babosa, aloe vera)
  • Vitamina B5 (pantenol)
  • Ácido hialurônico
  • Algas Marinhas
  • Glicerina, entre outros.

Nutrição: ideal para repor “gordura” ao cabelo, não se assuste, é nessa etapa que será formada aquela camada protetora nos fios, ajudando a alinhar as cutículas, favorecendo aquele aspecto macio e brilhante. Se o seu cabelo embaraça com facilidade e está cheio de frizz, essa etapa fará uma grande diferença! Uma ótima opção também para cabelos cacheados e/ou crespos, que geralmente apresentam pontas mais secas.

O que utilizar: 

  • Óleos Vegetais: óleo de coco, de abacate, de oliva, de semente de uvas, de girassol, de argan, etc.
  • Manteigas: karité, cupuaçu, etc.
  • Ceramidas, entre outros.

Reconstrução: essa etapa é ideal cabelos danificados, principalmente pela ação de produtos químicos, são aqueles fios com aspecto  quebradiço, fino e poroso. Ela ajuda reconstruir a fibra do cabelo, além de repor a massa.

O que utilizar: 

  • Queratina
  • Colágeno
  • Creatina
  • Cisteína
  • Arginina

Entre outras proteínas e aminoácidos.

3º passo: Faça sua agenda

Programe-se de acordo com a sua rotina de lavagem, intercalando hidratação, nutrição e, se necessário, a reconstrução, para seus cabelos se adaptarem.

4º passo: A nutrição do seu cabelo começa de dentro pra fora.

Alimente-se bem e isso irá espelhar no seu externo. Pensando nisso separamos uma receita de suco com vitamina A que auxiliará na nutrição dos fios.

Receita de Suco de laranja e cenoura

suco de laranja com cenoura

Ingredientes

Suco de 1 laranja;
1 cenoura em cubos;
200ml de água.

MODO DE PREPARO

 1 Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Beba sem coar.

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