Xarope para tosse: saiba como preparar em casa

Xarope para tosse

A tosse é um reflexo do organismo para se defender contra algum corpo estranho no aparelho respiratório. Dessa forma, é possível proteger o pulmão de irritações ou inflamações, além de expelir qualquer coisa que esteja obstruindo o fluxo de ar.

O ato de tossir gera a saída de ar dos pulmões e existem dois tipos de tosse: a tosse seca e a tosse com catarro e são diversos os motivos que podem desencadear a tosse. Quando a tosse se torna um incômodo, muitas pessoas buscam formas de aliviá-la com o uso de xarope para tosse.

Xarope natural para tosse

O xarope para tosse pode conter ingredientes naturais, que colaboram para aliviar os sintomas da tosse. Os mais utilizados como remédio caseiro para tosse são:

  • Mel: tem propriedade anti-inflamatória e antibacteriana, sendo indicado para a prevenção e tratamento de inflamações e infecções. O mel é usado como xarope para tosse seca. Além disso, é fonte de vitaminas e minerais, que colaboram para a manutenção da saúde.
  • Canela: possui propriedade antibactericida.
  • Guaco: planta medicinal indicada para tratar a tosse e outros problemas do trato respiratório. O guaco pode ser utilizado em xarope expectorante devido à sua ação broncodilatadora, sendo um aliado minimizar os sintomas da tosse.
  • Gengibre: esta raiz tem propriedade expectorante, antiviral e antibacteriana, sendo uma opção natural para aliviar a tosse e resfriados.
  • Alho: melhora o sistema imunológico, já que tem ação antimicrobiana, que ajuda a combater infecções e inflamações.
  • Abacaxi: muito usado na medicina popular para aliviar os sintomas da tosse, pois contém substâncias que podem oferecer propriedade expectorante e anti-inflamatória. O xarope de abacaxi também é uma boa fonte de vitamina C, nutriente importante para a imunidade.

Como fazer xarope para tosse caseiro?

É possível fazer um xarope para tosse caseiro com ingredientes que podem ajudar a aliviar os sintomas da tosse. Veja como:

Ingredientes:

½ xícara de mel

Folhas de guaco

1 dente de alho

Sumo de 1 limão

½ xícara de gengibre cortado em lascas

1 pau de canela

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a canela. Coloque a mistura em um recipiente com tampa e acrescente a canela. Consuma 1 colher de sopa do xarope três vezes ao dia.

O xarope para tosse pode ajudar a aliviar os sintomas da tosse e não tratá-la. No caso da tosse com produção de muco, recomenda-se aumentar a ingestão de água para facilitar a eliminação do muco.

Contraindicação do xarope para tosse

Geralmente, o xarope para tosse caseiro possui mel na composição, sendo assim, não deve ser consumido por pessoas com diabetes.

Se a tosse estiver acompanhada de outros sintomas, como febre, dores do corpo, mal estar ou sangue, procure a orientação de um médico, pois ela pode indicar doenças mais graves, que devem ter tratamento adequado.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.